Nossa opinião do Oscar 2016: Resultados, Surpresas e Decepções




Aconteceu no último Domingo, dia 28/02 o tão aguardado Oscar 2016. Talvez esta fosse uma das cerimônias mais esperadas dos últimos anos. E isto se deve por três motivos. O primeiro é a disputa acirrada de filmes de sucesso e que popularizaram entre o público. Parece que cada vez mais o público está assistindo e opinando junto com a crítica especializada sobre os principais filmes de cada ano. E nesta edição do Oscar tivemos filmes diversificados, mas todos de peso e lado a lado, como 'Mad Max', 'O Regresso', 'Perdido em Marte', 'Os Oito Odiados', 'Star Wars', 'Divertida Mente', 'Spotlight', dentre tantos outros. O segundo ponto que fez gerar certa expectativa no Oscar foi sua polêmica sobre as minorias, especialmente a minoria negra. Desde que saiu a lista de candidatos, a internet tornou viral esta discussão social. E o terceiro (e talvez maior) motivo da festa ser aguardada era se de fato Leonardo DiCaprio finalmente alcançaria seu tão sonhado e suado Oscar de Melhor Ator. Querendo ou não, a atenção do mundo estava nele nos últimos dois meses.



E a cerimônia de certa forma atendeu algumas expectativas, mas deixou a desejar em outras. As piadas do apresentador Chris Rock foram o tempo todo voltadas para a polêmica racial. Por um lado ele falou sim da falta de indicações e de oportunidade dos negros no cinema. Mas por outro também alfinetou os próprios negros, que eles já fizeram lutas mais importantes no passado e não se importavam com Oscar, que boicotar a premiação não adianta nada uma vez que esta falta de indicações não é culpa exatamente da academia, mas dos chefões dos estúdios de Hollywood que não dão bons papéis para negros, impedindo assim que os mesmos cheguem ao Oscar. Em momentos acertava, em outros meio que ofendia, Chris Rock fez uma das apresentações mais polêmicas e sarcásticas em anos. 



Chris Rock fez uma polêmica apresentação.

Houveram alguns prêmios um tanto duvidosos. Por mais que 'Ex-Machina' seja ótimo, ganhar em Melhores Efeitos Visuais foi duvidoso, uma vez que 'Star Wars' era quem deveria ter ganho. Sem falar que 'Mad Max' viria em segundo lugar nesta categoria. Até 'O Regresso' e 'Perdido em Marte' viriam acima do vencedor. E pensando nisso, lembramos que 'Jurassic World' sequer foi para o Oscar, mas seria um forte candidato nesta categoria. Ou seja, 'Ex-Machina' é um ótimo filme, mas ganhou Oscar na categoria errada. Outro prêmio que talvez tenha sido a maior perda da noite foi Sylvester Stallone perder o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme 'Creed'. Quem levou foi Mark Rylance pelo seu bom trabalho em 'Ponte de Espiões'. Note que Rylance merecia concorrer, mas quem deveria ganhar era Stallone. O astro vinha ganhando esta categoria em outras premiações como o Globo de Ouro, era o favorito e de fato seu papel em 'Creed' é marcante. Depois de tantos filmes como o Rocky Balboa, ele retorna ao personagem desta vez como coadjuvante, idoso e doente, treinando o filho de um amigo. Seu delicado e competente trabalho deveria render a ele a estatueta não apenas por este filme, mas por toda carreira que o astro traz desde os anos 70. Esta derrota evidencia bem que a academia não gosta do ator.



Amargamos com a derrota do Sylvester Stallone.

Uma total surpresa positiva (embora a maioria discorde) foi o Oscar de Melhor Canção Original para Sam Smith pela música 'Writing on the Wall' em '007 Contra Spectre'. A preferida por todos era uma canção de Lady Gaga feita para um documentário sobre abuso sexual; a canção é boa mas no fundo eu torcia por Sam Smith. Sem falar que 007 já tem um legado de ganhar nesta categoria. E a academia do Oscar preza muito a saga do agente secreto.





'Mad Max', eleito pela maioria o melhor filme de 2015, levou 6 prêmios técnicos, que inclui: Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Design de Produção e Melhor Figurino. Embora fique feliz que este excelente filme tenha ganhado tantos prêmios, ainda me incomoda o fato do pessoal do Oscar ter medo de premiar um filme de fantasia, ação e efeitos especiais. Tecnicamente eles amam 'Mad Max', o consideram o melhor do ano, mas preferem dar o prêmio de Melhor Filme a um longa mais "cara de Oscar", mais simples e dramático. Isto evidencia falta de coragem da academia, simples assim. Mas ao menos o vencedor na categoria de Melhor Filme foi o bom 'Spotlight', que expõe os podres da igreja católica. O filme também levou em Melhor Roteiro Original.



O pessoal do 'Spotlight' comemorando sua vitória de Melhor Filme.

Vários prêmios já eram super esperados e se concretizaram, como Atriz coadjuvante para a maravilhosa Alicia Vikander em 'A Garota Dinamarquesa' e Melhor Atriz para Brie Larson em 'O Quarto de Jack'; ambas as atrizes revelações de 2015. 'Divertida Mente' obviamente e merecidamente levou de Melhor Animação, mas no fundo lá no fundo eu tenho um certo encanto com 'Shaun, O Carneiro' e em um mundo perfeito gostaria de ver ele vitorioso. Em Roteiro Adaptado levou 'A Grande Aposta', enquanto que Melhor Filme Estrangeiro ganhou o forte 'O Filho de Saul'. O domentário 'Amy' ganhou nesta categoria, enquanto que o mestre italiano Ennio Morricone merecidamente ganhou seu Oscar de Melhor Trilha Sonora por 'Os Oito Odiados' depois de décadas e mais de 500 trabalhos em filmes, na maioria os grandes clássicos de faroeste. Este foi um dos momentos mais emocionantes da noite, Ennio mau consegue andar, mas finalmente teve reconhecimento e de maneira humilde elogiou os outros concorrentes, incluindo John Williams que novamente concorria por 'Star Wars'. É interessante dizer que tanto Morricone quanto Williams estão bem idosos e em breve poderemos perder estas lendas que compõem belas trilhas em Hollywood.



O compositor mestre Ennio Morricone finalmente ganha seu Oscar.

E finalmente chegamos no tão falado 'O Regresso', que além de levar o prêmio de Melhor Fotografia, deu o segundo Oscar consecutivo de Melhor Diretor para Alejandro González Iñarritu, que já havia vencido na premiação anterior por 'Birdman'. Mas e o DiCaprio? Afinal a internet e o mundo estavam de olho nele... Finalmente Leonardo DiCaprio saiu vitorioso no Oscar de Melhor Ator pelo seu intenso trabalho em 'O Regresso'. Ao subir no palco, fez um discurso humilde e rápido, alertando sobre os perigos das mudanças climáticas. Por anos DiCaprio é verdadeiramente envolvido em projetos ecológicos e aproveitou sua vitória para apelar ao mundo sobre o cuidado com nossa Terra. Bravo Léo!



Leonardo DiCaprio finalmente ganha o Oscar de Melhor Ator e faz discurso ecológico.


Assim foi a edição de 2016, com poucas surpresas negativas, uma positiva e no mais o de sempre. Lamentamos por Stallone, vibramos por DiCaprio e nos dividimos em opiniões e críticas. Termino dizendo que é importante que os produtores e donos de estúdios abram  caminho para atores negros, latinos e orientais. Que a academia reconheça o trabalho destas pessoas diversas. E que acima de tudo, que a academia do Oscar perca o preconceito com filmes de terror, fantasia, ação e efeitos especiais. Se estes forem bons, merecem estar no Oscar. 'Mad Max' está aí para provar. Que abram a mente para outros tipos de filmes, como as boas produções da Netflix por exemplo, um novo formato e jeito de se assistir a filmes de qualidade. Depois de tanta polêmica neste ano, ficamos na forte expectativa de que teremos surpresas no Oscar 2017, até ano que vem!




Bônus:

E sobre a Glória Pires apresentando o Oscar na Globo???



Glória Pires fez a pior apresentação de um Oscar na Globo.

Realmente estava perdida. Não viu nada, não sabia nada.



Algumas das melhores fotos:




O luxuoso palco da cerimônia.


Os atores e atrizes vencedores.


Anos se passaram desde 'Titanic', mas Leonardo DiCaprio e Kate Winslet chegaram juntos a cerimônia.


E Winslet ficou emocionada com a vitória de seu amigo e antigo parceiro DiCaprio.



BB8, R2-D2 e C3PO dando um show no Oscar.


A desconhecida Brie Larson conquista o Oscar de Melhor Atriz. Nasce uma estrela.


O carismático Jacob Tremblay amou a turma do 'Star Wars'.


E até mostrou sua meia do lado negro.


Alicia Vikander, vencedora de Melhor Atriz Coadjuvante.

Leonardo DiCaprio, vencedor de Melhor Ator.

Alejandro G. Iñarritu, Melhor Diretor segundo ano consecutivo.



Confira a lista completa de candidatos e vencedores:



ROTEIRO ORIGINAL
Ponte dos Espiões
Ex-Machina: Instinto Artificial
Divertida Mente
Spotlight: Segredos Revelados - VENCEDOR
Straight Outta Comptom – A História de N.W.A.

ROTEIRO ADAPTADO
A Grande Aposta - VENCEDOR
Brooklyn
Carol
Perdido em Marte
O Quarto de Jack

ATRIZ COADJUVANTE
Jennifer Jason Leigh, Os Oito Odiados
Rooney Mara, Carol
Rachel McAdams, Spotlight: Segredos Revelados
Alicia Vikander, A Garota Dinamarquesa - VENCEDORA
Kate Winslet, Steve Jobs

FIGURINO
Carol - Sandy Powell
Cinderella - Sandy Powell
A Garota Dinamarquesa - Paco Delgado
Mad Max: Estrada da Fúria - Jenny Beavan - VENCEDORA
O Regresso - Jacqueline West

DESIGN DE PRODUÇÃO
Ponte dos Espiões
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria - VENCEDOR
Perdido em Marte
O Regresso

MAQUIAGEM E CABELO
Mad Max: Estrada da Fúria (Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin) - VENCEDOR
The 100-Year-Old Man Who Climbed out the Window and Disappeared (Love Larson e Eva von Bahr)
O Regresso (Siân Grigg, Duncan Jarman e Robert Pandini)

FOTOGRAFIA
Carol (Ed Lachman)
Os 8 Odiados (Robert Richardson)
Mad Max: Estrada da Fúria (John Seale)
O Regresso (Emmanuel Lubezki) - VENCEDOR
Sicário: Terra de Ninguém (Roger Deakins)

MONTAGEM
A Grande Aposta (Hank Corwin)
Mad Max: Estrada da Fúria (Margaret Sixel) - VENCEDORA
O Regresso (Stephen Mirrione)
Spotlight: Segredos Revelados (Tom McArdle)
Star Wars: O Despertar da Força (Maryann Brandon e Mary Jo Markey)

EDIÇÃO DE SOM
Mad Max: Estrada da Fúria - VENCEDOR
Perdido em Marte
O Regresso
Sicário: Terra de Ninguém
Star Wars: O Despertar da Força

MIXAGEM DE SOM
Ponte dos Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria - VENCEDOR
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

EFEITOS VISUAIS
Ex Machina: Instinto Artificial - VENCEDOR
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

CURTA DE ANIMAÇÃO
Bear Story - VENCEDOR
World of Tomorrow
Prologue
We Can't Live Without Cosmos
Os Heróis de Sanjay

ANIMAÇÃO
Anomalisa
O Menino e o Mundo
Divertida Mente - VENCEDOR
Shaun, o Carneiro
As Memórias de Marnie

ATOR COADJUVANTE
Christian Bale, A Grande Aposta
Tom Hardy, O Regresso
Mark Ruffalo, Spotlight: Segredos Revelados
Mark Rylance, Ponte dos Espiões - VENCEDOR
Sylvester Stallone, Creed: Nascido Para Lutar

DOCUMENTÁRIO EM CURTA-METRAGEM
Body Team 12
Chau, beyond the Lines
Claude Lanzmann: Spectres of the Shoah
A Girl in the River: The Price of Forgiveness - VENCEDOR
Last Day of Freedom

DOCUMENTÁRIO
Amy - VENCEDOR
Cartel Land
The Look of Silence
O Que Aconteceu, Miss Simone?
Winter on Fire

CURTA-METRAGEM
Ave Maria
Day One
Everything Will Be Okay (Alles Wird Gut)
Shok
Stutterer – VENCEDOR

FILME ESTRANGEIRO
O Abraço da Serpente (Colômbia)
Cinco Graças (França)
O Filho de Saul (Hungria) - VENCEDOR
Theeb (Jordânia)
A War (Dinamarca)

CANÇÃO ORIGINAL
Earned It, de Cinquenta Tons de Cinza (Abel Tesfaye/Ahmad Balshe/Jason Daheala/Stephan Moccio)
Manta Ray, de A Corrida contra a Extinção (J. Ralph/Antony Hegarty)
Simple Song #3, de Juventude (David Lang)
Til It Happens To You, de The Hunting Ground (Diane Warren/Lady Gaga)
Writing's On The Wall, de 007 Contra Spectre (Jimmy Napes/Sam Smith) – VENCEDOR

TRILHA SONORA ORIGINAL
Ponte dos Espiões (Thomas Newman)
Carol (Carter Burwell)
Os Oito Odiados (Ennio Morricone) - VENCEDOR
Sicário: Terra de Ninguém (Jóhann Jóhannsson)
Star Wars: O Despertar da Força (John Williams)

DIREÇÃO
Adam McKay, A Grande Aposta
George Miller, Mad Max: Estrada da Fúria
Alejandro G. Iñarritu, O Regresso - VENCEDOR
Lenny Abrahamson, O Quarto de Jack
Tom McCarthy, Spotlight: Segredos Revelados

ATRIZ
Cate Blanchett, Carol
Brie Larson, O Quarto de Jack - VENCEDORA
Jennifer Lawrence, Joy: O Nome do Sucesso
Charlotte Rampling, 45 Anos
Saoirse Ronan, Brooklyn

ATOR
Bryan Cranston, Trumbo - Lista Negra
Leonardo DiCaprio, O Regresso - VENCEDOR
Eddie Redmayne, A Garota Dinamarquesa
Michael Fassbender, Steve Jobs
Matt Damon, Perdido em Marte

FILME
A Grande Aposta
Ponte dos Espiões
Brooklyn
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
O Quarto de Jack
Spotlight : Segredos Revelados - VENCEDOR


E você, o que acho do Oscar 2016?


O Vigilante da Noite

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...