O Homem de Palha (de Robin Hardy; 1973)



Filme de difícil digestão. Lembro-me de assistir ao seu remake com Nicolas Cage e ter rido muito com a bizarrice apresentada na parte final daquele filme com Cage espancando todas as mulheres que via. Me arrependo de não ter apreciado este filme de 73 antes. A bizarrice também é exposta neste, mas é levada mais á sério, tendo como intuito causar uma atmosfera de terror psicodélico. O filme traz de uma forma nua e crua (literalmente), como o paganismo e as crenças podem cegar as pessoas, levando a cometer crimes em nome dos deuses. É inquietante, com muitas músicas, acredito que tenha sido chocante para a época e com um maravilhoso desfecho.  


'O Homem de Palha' ('The Wicker Man'), se mostra diferente desde sua abertura com músicas folclóricas sobre colheita, fato este que passa á fazer mais sentido ao longo do filme. As músicas passam á ser mais presentes e também repetitivas, causando até mesmo um certo desconforto, mas vale a pena esperar pelo seu desfecho. Não é de hoje que músicas bobas são usadas em longas de terror, acredito que seja para lembrar da infância, onde tínhamos mais medo.



Na trama um investigador chega de avião até uma pequena ilha á procura de uma menina desaparecida. O estranho é que ninguém a reconhece, sendo que a própria mãe dela, informou a policia sobre o sumiço da moça. Ele percebe uma certa hostilidade dos habitantes, e se sente revoltado com os costumes pagãos dos mesmos. Edward Woodward, como policial Howie, mantêm uma atuação razoável até a metade do filme, têm partes que ele chega a ser caricato. Mas no final ele consegue desempenhar muito bem a tensão que nos é transmita na cena.  O grande destaque do filme é Christopher Lee como Lord Summerisle (mesmo nome da ilha), sendo considerado por ele mesmo um ponto alto de sua carreira.


Apesar de antigo e de ter sido feito com um baixo orçamento, o filme têm uma ótima imagem e figurino, assim também como o cenário. A direção que ficou por conta de Robin Hardy, é ótima, me faz perguntar o motivo dele não ter feito mais filmes. O longa ganhou o premio 'Saturn Awards' de melhor filme em 1974, premio este reservado para filmes de horror e ficção cientifica. 



Nota: 8

Direção: Robin Hardy

Elenco: Edward Woodward, Christopher Lee, Diane Cilento, Britt Ekland.

Sinopse: O policial Neil Howie, chega à ilha de Summerisle, na costa escocesa, com a missão de investigar o desaparecimento de uma jovem. Os habitantes da ilha, no entanto, não parecem dispostos a colaborar. Todos, inclusive a mãe da menina, negam que ela exista ou que tenham ligado para a polícia e relatado o crime. Quanto mais Howie, procura, mais se confunde. Para piorar, revela-se diante dele uma comunidade pagã, cheia de amor livre e folclores celtas, que vai contra tudo aquilo em que o religioso e conservador policial acredita.



Trailer:




Deixe seu comentário:


Rafa's Ela

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...