Crítica 2: A 5ª Onda (2016, J Blakeson)



Nos últimos anos, tivemos uma enxurrada de filmes que eu costumo chamar de “sagas adolescentes”. Começando por ‘Jogos Vorazes’, depois ‘A Série: Divergente’, por último ‘Maze Runner’. Temos agora ‘A 5ª Onda’, também baseados em livros que fizeram sucesso, onde a mocinha da história é uma adolescente tentando salvar a si e a família de uma invasão alienígena.

Eis alguns problemas que eu identifiquei no filme. Vamos deixar claro que eu não li o livro e mesmo se tivesse lido, acho que só serviria pra gostar menos desse filme.

Os personagens são meio insossos, não passam grande emoção e nem me atraíram quanto a história. Uma pena, porque tem atores muito bons envolvidos. O desenvolvimento foi lento e até chato em algumas partes, hora ou outra tinha um momento de ação ou de reviravolta. A explicação das ondas em si foi parada e meio sem graça e ficou por isso mesmo, poderiam ter explorado mais isso. Mas nem tudo foi ruim. 


O filme começa a ficar interessante lá pelo final – finalmente! - quando começamos a questionar quem é amigo e quem é inimigo no meio de toda a bagunçada deixada pelos “Os Outros”, como são chamados os alienígenas. Outra coisa interessante, é que costumamos ver a Terra ser tomada a força, por guerras, armas e tal. Dessa vez, eles fizeram algo mais inteligente e rápido, exterminando de uma vez milhares e milhões de humanos. Sem necessariamente “sujar as mãos”. Se pensar bem, eles mataram os fracos, mas aqueles que viveram são o real perigo para eles. Nem tsunamis ou doenças foram capazes de matar mesmo sendo crianças.


Quando finalmente nos damos conta de quem é o inimigo, algumas cenas anteriores fazem mais sentido. Se for pensar bem, faz muito sentido. Mas nem só de final vive o filme, por isso, minha opinião é que a história foi fraca e mal desenvolvida. Faltou emoção, ação e um pouco de paixão na história dos personagens e nas atuações. Efeitos especiais ok, locações ok, final ok. Mas deixou a desejar. No fim parece que o filme é mais sobre um drama adolescente do que o final do mundo em si.

Nota: 4,0

Direção: J Blakeson

Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Ron Livingston, Maggie Siff, Alex Roe, Maika Monroe e Liev Schreiber.

Sinopse: No novo filme A 5ª Onda, quatro ondas consecutivas de ataques cada vez mais mortais dizimaram boa parte do planeta Terra. Vivendo em um ambiente de medo e desconfiança, Cassie (Chloë Grace Moretz) está em uma corrida desesperada na tentativa de salvar seu irmão menor. Enquanto ela se prepara para a inevitável e letal quinta onda, Cassie se alia à um jovem rapaz que pode ser sua esperança final – se ao menos ela pudesse confiar nele.

Trailer:



Gostou do filme? Não gostou? Deixe um comentário ;)




Natália Vieira

Gosto de filmes e sou viciada em séries e música boa. Não tem muito o que dizer depois disso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...