SCORPION (Nick Santora, 2014)




Scorpion é uma série norte-americana da CBS, transmitida no Brasil pelo canal Sony. Inspirada na vida do irlândes Walter O’brien, um gênio da nossa era que aos 13 anos invadiu os servidores da NASA apenas por diversão. O cara tem um QI de 197, para você ter uma ideia, Einstein tinha 160. Atualmente O’brien contribui para o governo americano em diversas situações envolvendo programação, atua na área de cybersegurança, sendo fundador da Scorpion Computers Systems que deu origem ao nome da série é também um dos produtores executivos da mesma. Esse é o verdadeiro Walter O'brien:




Quanto ao gênero, trata-se de uma excelente combinação de série detetive/criminal e comédia geekie. É basicamente o seguinte, logo no primeiro episódio você será bombardeado por ideias geniais e diálogos muito nerds. Então, de cara você vai perceber aspectos de 'Sherlock' e inevitavelmente, 'The Big Bang Theory', ou seja, é competência, inteligência e carisma na medida certa.  




Falando um pouco sobre os personagens, o primeiro da lista é Walter O’brien. Líder da equipe, um pouco excêntrico e aparentemente insensível, o criador da Scorpion faz de tudo para proteger sua equipe. Ele tem uma ligação muito forte com seus amigos e conhece seus potenciais. Seu QI de 197 atrapalha um pouco na sua relação com as outras pessoas – o que faz com que de vez em quando, ele pareça um robô – mas é interessante ver como ele evolui no desenvolver dos episódios.









Toby Curtis – Gênio das humanas, psiquiatra, viciado em jogos de azar e doutor em correr dos bandidos. Esse cara - com seu chapéu - é extremamente essencial na série, primeiramente pela capacidade incrível que ele tem de decifrar o caráter das pessoas - nesse quesito me atrevo a compará-lo com Jane de ‘The Mentalist’. E como se não bastasse, ele ainda é o piadista do bando. Reconhece ele de 'American Pie'?

 


Silvester Dodd – Fã de super-heróis e histórias em quadrinhos, Silvester é o típico nerd geekie, claro, tirando o fato nada comum de ser também uma calculadora humana. Gênio da matemática, ele é O CARA das estatísticas e das manias também. Silvester sofre de Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) e ansiedade, o que conta para uma personalidade sensível e bastante medrosa. Mas não se engane com esse gordinho, graças a seu grande coração ele surpreende a todos em raros porém grandiosos momentos de coragem.  








Happy Queen – Como o sobrenome da personagem já indica, essa mulher é rainha. Happy é como se fosse o MacGyver do grupo. Gênio da Mecânica e bastante intimidadora, ela mete medo em todo mundo, principalmente no Toby. O mais interessante é que ela quebra aquele paradigma de que mulher não pode ser a mais forte do grupo.




Paige Dineen– Ela aparece logo no episódio piloto, como garçonete da lancheria em que a equipe se reúne para evitar uma catástrofe aérea. O filho dela, Ralph, que ela acreditava ser autista, chama a atenção de O’brien que explica para a mãe preocupada que na verdade seu filho é um gênio. Preocupado com o menino e também em como se relacionar com as pessoas normais, O’brien pede ajuda de Paige para ser a ponte da equipe para o mundo real, consequentemente nossa ponte para a série também.

OBS: A atriz que interpreta Paige, Katharine McPhee, já participou do American Idol e até dá uma palinha na série. Atualmente ela namora o ator que interpreta Walter O’brien, Elyes Gabel.





Ralph Dineen– É um menino meigo, que nos trás uma reflexão sobre como é complicada a vida de uma criança com habilidades especiais em um mundo onde são poucas as pessoas que realmente compreendem o que se passa na mente dela. Antes incompreendido por todos, Ralph sofria buylling na escola e sem nenhum amigo, só dirigia a palavra a sua mãe. O contato com a equipe faz muito bem para ambos os lados. Walter vê uma chance de ajudar o menino oferecendo o apoio e compreensão especiais que ele gostaria de ter recebido de seus pais quando jovem. 




Cabe Gallo – Agente do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Cabe além de ser o contato da equipe com o governo, é uma figura muito importante na vida de Walter, foi quem o apoiou durante sua adolescência, mas que devido a uma briga, perdeu a confiança do gênio. No entanto, ciente do potencial de O’brien e sua equipe, Cabe decide depositar sua confiança neles, esperando que eles solucionem diversos problemas de ameaças globais.




        O elenco ainda conta com personagens coadjuvantes importantes como a irmã do Walter, Megan O'brien que sofre de Esclerose Múltipla. Um dos maiores objetivos da vida de Walter é encontrar a cura para a doença de sua irmã, por ela ser a pessoa mais importante na vida dele é com ela que ele tem muitos momentos de reflexão e podemos conhecer seu lado mais humano e sensível.  Outro personagem que aparece bastante é o pai do Ralph, Drew, que após anos sem participar da vida do filho, retorna para tentar uma reaproximação, o que deixa O'brien um pouco desconfortável por ter se apegado muito ao menino. 







Todo o elenco faz um ótimo trabalho mas provavelmente logo de cara você vai ter um preferido. A trilha sonora é bem diversificada e tem ótimas escolhas de músicas, eu mesmo fui dar uma conferida na lista da trilha na internet e já adicionei algumas na minha playlist pessoal. E claro, como esperado, 'Rock  You Like a Hurricane' da banda 'Scorpions' era indispensável e toca logo no terceiro episódio. Sem falar na música tema composta por Brian Tyler e Tony Moralas, que eu particularmente gosto muito.





A cada novo episódio surgem novos desafios que com o desenvolver da trama tendem a se tornar cada vez mais impossíveis de resolver. Tenho que ser sincera, aqui não estou falando de perfeição, porque em alguns momentos as soluções que eles encontram são tão mirabolantes que ficam difíceis de acreditar, no entanto, geralmente são ideias ou suposições tão legais que você deixa passar e curte o show. No final das contas, tudo que é tipo de treta cabulosa que nem mesmo a CIA resolve sobra para os escorpiões que de forma insana e cheia de adrenalina dão o seu melhor e acabam se  tornam verdadeiros heróis.

       A direção da série é realizada por uma equipe que trabalha muito bem em conjunto visto que ela cresce de forma equilibrada, vale a pena ressaltar a presença do diretor Justin Lin de 'Velozes e Furiosos' no episódio piloto. A estruturação do enredo só contribui para a rápida criação de um vínculo entre o espectador e os personagens. E o melhor, dá para se apegar sem medo algum de sofrer pela morte de alguém, o que convenhamos, vem se tornando uma raridade nos dias de hoje. 





      Aqui no Brasil a série ainda tem baixa popularidade, felizmente nos Estados Unidos a série foi muito bem recebida pelo público! So... GOOD NEWS! 'Scorpion' foi renovada para a sua terceira temporada! Se você quer começar a assistir, recomendo que assista em ordem cronológica. A primeira temporada está disponível no site da Netflix, conta com um total de 22 episódios cada um com uma duração média de 40 min e a segunda temporada está sendo exibida pelo Canal Sony. Vale a pena conferir!

Nota: 8

Criação: Nick Santora 

Elenco:

Elyes Gabel – Walter O’brien
Ari Stidham – Silvester Dodd
Jady Wong – Happy Queen
Eddie Kaye – Toby Curtis
Katherine McPhee – Paige Dineen
Riley B. Smith – Ralph Dineen
Robert Patrick – Cabe Gallo          
Camille Guaty – Megan O’brien
Brendan Hines – Drew



Trailer:






Galeria de imagens: 
















Curtiu? Deixa seu like!
Alguma sugestão? Deixe seu comentário! 
See you guys! ;)



Nicole Sarmento

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...