Crítica: A Caminho da Felicidade (2012, de David M. Rosenthal)


Lançado há cerca de 4 anos atrás, o longa 'A Caminho da Felicidade' foi bem recebido pelo público e por parte da crítica. Com uma história semelhante a 'O Som do Coração', ele certamente vai conquistar aqueles que adoram filmes baseados em histórias reais!



A trama acompanha Janie Jones (Abigail Breslin), garota cuja vida está passando por um momento muito difícil, visto que foi deixada pela mãe (Elizabeth Shue), ex-group que sofre com problemas de alcoolismo. Ela fica aos cuidados do pai que ela não conhecia, Ethan Brand (Alessandro Nivola), cantor de rock que está em uma turnê pelos EUA. Ao descobrir que deverá ser o responsável por Janie, Ethan de primeira não digere bem a situação, mas acaba levando a filha junto. No entanto, conforme o filme avança, um laço entre pai e filha vai crescendo e a vida dos dois mudam para sempre, pois ele descobre o verdadeiro significado da vida, ao mesmo tempo em que a jovem recorre à música para se adaptar à nova realidade, descobrindo sentimentos que nem imaginava.



O elenco conta com rostos consideráveis. Começo realçando Abigail Breslin, aquela garotinha de 'Pequena Miss Sunshine' e 'Sinais', que cresceu e fez 'Zumbilândia', 'Duas Irmãs', 'Maggie - A Transformação', 'Assombrada Pelo Passado' e 'Scream Queens'. Seu papel foi o mais importante da trama. Em certos momentos, ela nos faz criar uma empatia pela personagem. Porém em outros, sua atuação acaba sendo um pouco forçada. Temos ainda Alessandro Nivola, de 'A Outra Face', 'O Olho do Mal', 'Jurassic Park 3', 'Sem Evidências' e 'Demônio de Neon', que é um dos protagonistas principais da história. Dadas as circunstâncias, ele logo se vê em ponto de decisão: tomar conta da filha que nunca ouviu falar ou deixá-lá partir, perdendo a chance de conhecer a única pessoa que é sangue do seu sangue. Destaque também para Elizabeth Shue, de 'A Última Casa da Rua', 'Piranha', 'O Homem Sem Sombra' e 'O Amigo Oculto', no papel da mãe alcoólatra, Mary Ann Jones, que apesar de sumir da vida da filha, no fundo se arrepende pelo ato que cometeu. O resto dos atores coadjuvantes também foram verossímeis, tais como: Brittany Snow, de 'Operação Babá', Peter Stormare, de 'João e Maria - Caçadores de Bruxas', Joel David Moore, de 'Avatar', 'Terror na Água' e 'Forever - Uma Vida Eterna' e Frances Fisher, de 'Os Imperdoáveis', 'Titanic', 'A Hospedeira', 'Colega de Quarto' e 'Um Momento Pode Mudar Tudo'.


Na época em que ele saiu, admito que ao ver seu teaser na internet, a trilha sonora do trailer foi um dos aspectos que mais me chamou a atenção, além da trama que ele continha. Não foi pra menos. Assim como 'Onde o Amor Está' foi repleto de faixas country (pasmem, o sertanejo brasileiro teve muita influência desse gênero musical), este também conta com músicas cativantes e as vozes são muito bem cantadas, especialmente a faixa 'Find Love' (encontre o amor), que Alessandro Nivola e Abigail Breslin realizaram juntos e que toca inclusive no trailer. O resto das melodias no violão, como 'Hurricane', da própria Abigail, 'All At Once' e 'Never Done', de Alessandro Nivola, são maravilhosas. Pra falar a verdade, a química entre os dois é graciosa e funciona notoriamente.



Quanto à sua duração, 1 hora e 50 minutos não foi tão cansativa; seu ritmo foi um pouco lento, mas não compromete o desempenho geral da película. Tudo isso devido ao fato da trama te conquistar e você não desiste até o final chegar. Em síntese, ressalto que ele não apelou tanto para o lado dramático. Portanto, aconselho-o para quem aprecia um bom drama, que não chega a te fazer chorar rios de lágrimas, mas valem o entretenimento. Assista de cabeça fria, debaixo das cobertas, conferindo mais essa indicação para seu fim de semana!


Nota: 8

Direção: David M. Rosenthal

Elenco: Abigail Breslin, Alessandro Nivola, Elizabeth Shue, Brittany Snow, Peter Stormare, Joel David Moore, Frances Fisher, Frank Whaley, Rodney Eastman, David Lee Smith, Michael Panes, Adam Shalzi, Katie Rich.

Trailer:

Bônus:

'Hurricane', de Abigail Breslin:

'Find Love', de Abigail Breslin e Alessandro Nivola:

Mais imagens do filme:



Curtiu? Não gostou? Deixe seu comentário!


Eduardo Ben

Sou um jovem que curte bastante cinema, inglês, ler e jogar de vez em quando.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...