TOP 10 : FILMES ASIÁTICOS


O cinema asiático é muito associado com filmes de terror, lutas, violência, mas não é só esse tipo de filme que é produzido, há belos filmes de diversos gêneros. Segue uma lista dos meus filmes preferidos, a lista é aleatória e não segue uma ordem de filmes preferidos.




1- AMOR A FLOR DA PELE

Diretor: Wong Kar- Wai






Quando penso em um filme sobre amor, sempre me vem esse filme em mente. Chow Mo-Wan se muda para um novo edifício com sua mulher, e lá conhece Li-Zhen que também se muda para o edifício com o marido. Os dois vizinhos viram amigos e se apaixonam.
Sem que haja uma única cena de beijo ou sexo o filme consegue nos passar a intensidade do amor dos protagonistas através de trocas de olhares e da ótima atuação e química entre os atores.

Destaque para a fotografia e trilha sonora do filme.




2- OLD BOY

Diretor: Park Chan-wook

Esse filme é quase um clássico, ficou muito famoso e tem até uma versão americana. Faz parte de uma trilogia sobre vingança.

Oh -Dae Su é preso em um quarto por anos, com apenas uma televisão, ele luta para sobreviver sem enlouquecer. Após sair de lá ele tenta entender o que aconteceu e planeja se vingar.

O filme fala sobre amor, vingança, é cheio de reviravoltas e a história não é contada de forma linear, é daqueles filmes que quando você realmente percebe o que está acontecendo sente até uma pontada no estômago.

O filme tem cenas muito violentas, mas não é uma violência gratuita , tudo faz parte da trama que vai sendo construída aos poucos.

Original,perturbador e genial.






3- DOLLS

Diretor: Takeshi Kitano

Assisti esse filme faz muitos anos na TV de madrugada, na época não entendi muito bem, mas nunca me esqueci da bela fotografia e da angústia que o filme me despertou.

Recentemente assisti Dolls pela segunda vez e me apaixonei novamente. O filme narra três histórias tristes de amor, em que o silêncio acaba sendo um protagonista.





4-CONFESSIONS 

Diretor: Tetsuya Nakashima

Assisti esse filme despretensiosamente, nunca tinha ouvido falar dele e não conhecia o diretor, e se tornou um dos meus filmes preferidos, surpreende o tempo todo e nos desperta diversos sentimentos pelos personagens principais.

Sem revelar muito da trama, é um filme sobre vingança envolvendo uma professora e dois alunos adolescentes, e mostra até onde uma pessoa ferida é capaz de ir por vingança.

Confessions é um filme pesado, mas imperdível.





5- ESCRAVAS DA VAIDADE

Diretor: Fruit Chan


Mei é uma cozinheira que faz bolinhos que prometem a juventude eterna para quem consumi-los, utilizando um ingrediente secreto que revira o estômago e choca até os mais fortes.

Escravas da vaidade é o filme trash da lista, mas que faz pensar sobre a sociedade atual, a importância da aparência física e o culto ao corpo.




6- CASA VAZIA

Diretor: Kim Ki-duk

Um jovem invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora, durante sua estadia ele conserta coisas e limpa as casas. Em uma de suas invasões ele encontra uma triste mulher de que passa a segui-lo como forma de fugir de sua vida.

Não há diálogos entre os protagonistas, e não é preciso, o filme é poesia pura e de uma sensibilidade ímpar.



7- LADY VINGANÇA 

Diretor: Park Chan-wook

Último filme da trilogia de vingança de Park Chan-wok. O filme narra a história de Lee Geum Já, ex detenta que ficou presa por 13 anos acusada de matar um garoto de 7 anos e planeja vingança.

Assim como em Old Boy a história não é linear e vai sendo contada aos poucos e o tempo todo surpreende, o que chama atenção é sensibilidade com que tudo é filmado, destaque para a construção da personagem principal que se mostra uma mulher delicada e complexa mesmo diante de tudo que viveu e da vingança que planeja.



8- PRIMAVERA,VERÃO, OUTONO, INVERNO E...PRIMAVERA 

Diretor: Kim Ki-duk

O filme possui uma história simples, mostra a relação de um mestre budista e seu aprendiz. Os dois vivem isolados e as estações do ano simbolizam as diversas transformações da vida.

O filme quase não tem diálogo, e fala da vida sob uma ótica budista, possui uma fotografia impecável e paisagens belíssimas.




9 - A PARTIDA 

Diretor: Yogiro Takita

A história é simples: Daigo Kobayashi é um violoncelista desempregado que retorna para sua terra natal e consegue emprego em uma empresa de lavagem de defuntos.

O filme trata a morte de forma muito sensível e profunda e mostra a superação do personagem principal.

Destaque para a bela trilha sonora e para as cenas que mostram o ritualística do "velório" japonês e as diferenças em relação a cultura ocidental.


10- THE HANDMAID 

Diretor: Park Chan-wook



O filme é baseado na obra Fingersmith, de Sarah Waters, e se passa durante a ocupação da Coréia pelo Japão.

Narra a história de dois golpistas que planejam ficar com a herança de Lady Hideko após interná-la em um sanatório, porém nem tudo é como parece, o filme é cheio de reviravoltas e mistérios.

Impossível falar muito, sem revelar detalhes importantes da história. Assim como todos os filmes de Park Chan -wook o filme foi feito para causar impacto. Impacto este que nos faz admirar cada vez mais os filmes do diretor.


E você, também gosta de filmes asiáticos? Esqueci de algum importante? Qual seu preferido? Comente aí:



Brunna Hernandes

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...