Filmes que Completam 10 e 20 Anos em 2017!




Dizem que recordar é viver. E também dizem que quando menos esperamos, reparamos que o tempo passou e já estamos velhos. Com isso em mente e dando continuidade aos nossos especiais de Fevereiro, resolvemos lançar este túnel do tempo, onde recordamos alguns dos filmes que bombaram em 2007 e um pouco antes, em 1997. Você se lembra dos filmes de dez anos atrás? E de vinte anos?

As coisas mudam e podemos perceber isso nas franquias. Muitas ainda existem hoje, mas com estilos bem diferentes. Também podemos notar o estilo de arte mais chamativo e colorido dos cartazes e do visual dos filmes, além de perceber como algumas sagas atravessaram os anos com inúmeras obras. Escolhemos esta faixa de 10 e 20 anos devido ser uma época em que pega a infância e adolescência de muita gente, batendo na nostalgia e na saudade. Por exemplo, este que vos escreve começou a acompanhar cinema justamente por volta de 1996/1997 e às vezes me deparo dizendo que "foram bons tempos". Iremos fazer breves comentários em alguns dos filmes, mas o caráter do texto não é julgar a obra, mas unicamente recordar. Sem mais delongas, vem com a gente:

Faz 10 anos que ...


Homem-Aranha 3


Faz dez anos que a trilogia do Homem-Aranha com Tobey Maguire era concluída, com um filme que dividiu opiniões. De lá pra cá, tivemos dois O Espetacular Homem-Aranha com Andrew Garfield, que não vingaram e também já foram encerrados. Em 2017, teremos Homem-Aranha: De Volta ao Lar, reinício com o jovem "cabeça de teia" lançado em Capitão América: Guerra Civil (2016), interpretado por Tom Holland.



Piratas do Caribe: No Fim do Mundo


Piratas do Caribe também fechava sua trilogia, também dividindo opiniões. Tivemos um reinício em 2011 e um quinto capítulo estreia agora em 2017.



Transformers


No meio de 2007, em volta de tantas continuações e trilogias, nascia uma novidade, resgatando o espírito do desenho animado oitentista. Transformers, de Michael Bay fez um estrondo, sucesso e divertiu. Teve uma considerável aceitação como filme pipoca e blockbuster, mas ficaria manchado nos anos seguintes, por continuações mais barulhentas ainda, mas detonadas pela crítica. Adivinha só? Em 2017 será lançado o quinto filme!



Harry Potter e a Ordem da Fênix


Na época, Harry Potter era a franquia mais forte do cinema e chegava em seu bom quinto capítulo, colocando rumos cada vez mais obscuros na trama.



Ratatouille


Este ratinho francês e cozinheiro encantou o mundo e a crítica. A animação é ótima, elegante e continua sendo um dos melhores roteiros da parceria Disney/Pixar. 



Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado


Chegava o segundo e último filme do elenco original do Quarteto Fantástico. O Surfista Prateado é a coisa mais legal do filme e mal sabiam eles que em 2015 um novo longa, bem mais maduro, seria um imenso fracasso. Quem se deu bem foi Chris Evans, sendo hoje o Capitão América da saga dos Vingadores da Marvel. 



Encantada


Muita gente esquece, mas Encantada foi do finzinho de 2007 e colocou novamente os contos de fadas da Disney no mapa. O filme impulsionou o retorno das animações 2D e musicais (A Princesa e o Sapo), a retomada de contos clássicos, porém com quebra de clichês (Enrolados), a adaptação em live-action dos clássicos Disney (Alice no País das Maravilhas, Mogli - O Menino Lobo) e assim por diante. Nesse ano de 2017, teremos o novo A Bela e a Fera. Ah, e sobre este filme aqui, Amy Adams é encantadora, mesmo em um papel mais bobinho.



Across The Universe


No final de 2007 e na época pré-Oscar, chegava aos cinemas mundiais este belíssimo filme, que aborda toda revolução cultural, política e artística dos anos 60, através da óptica de um casal e embalados pelas canções dos Beatles. Um de meus musicais favoritos!



Jogos Mortais 4


Jigsaw continuava matando muitos, mesmo depois de morto no terceiro filme. As armadilhas continuavam o jogo sozinhas e este seria o último filme razoavelmente bem feito, todo interligado com o segundo e o terceiro. Tiveram mais três filmes após este. E neste ano teremos um recomeço.




Tropa de Elite


O Brasil inteiro parava para assistir ao polêmico Tropa de Elite. E a polêmica não se devia somente por ser um filme crítico e pesado, mas porque a produção vazou para download e torrents ilegais na internet, numa época em que o brasileiro estava aprendendo a fazer o tal "download ilegal".




Resident Evil 3 - A Extinção


O terceiro capítulo estava com tudo. Um dos mais elogiados pela crítica, foi dos mais detonados pelos fãs do game. Em Janeiro de 2017, chegou o sexto e último filme, que pasmem! ... segue a linha deste terceiro. Está em exibição nos cinemas.



Paranoia


Este interessante thriller hitchcockiano, no melhor estilo Janela Indiscreta, foi uma das melhores coisas no gênero suspense daquela época.



O Ultimato Bourne


Matt Damon e seu desmemoriado Bourne chegava no encerramento da trilogia. De lá pra cá tivemos um quarto filme com outro ator e em 2016 tivemos o retorno de Damon ao papel título.



Os Simpsons - O Filme


A série animada mais famosa e longa de todos os tempos ganhava seu filme, sem o mesmo sucesso. Mas a produção é muito divertida!



Duro de Matar 4.0


Acontecia a ressurreição de uma lenda do cinema de ação: Bruce Willis voltava em um Duro de Matar, com trama voltada no mundo virtual moderno.



Shrek Terceiro

Shrek também fechava uma trilogia, sem o mesmo espírito de humor genuíno dos dois primeiros. Após este, tivemos um quarto filme que encerrou a saga do ogro e um spin-off do Gato de Botas.



Zodíaco


David Fincher entregava este ótimo thriller investigativo. Filmaço inesquecível.



300


Zack Snyder se tornava um forte nome nos blockbusters, com seu violento e surreal 300. De lá pra cá tivemos uma continuação nas mãos de outro diretor e Snyder assumiu os filmes de super-heróis da DC, incluindo Batman vs Superman e o vindouro Liga da Justiça.



Motoqueiro Fantasma


Para o bem ou para o mal, Nicolas Cage estrelava Motoqueiro Fantasma, que não agradou. Em 2012 tivemos uma malfadada continuação.



Rocky Balboa


Sylvester Stallone retornava como protagonista e diretor no sexto filme da franquia do boxeador mais famoso e amado do cinema.



Turistas


Turistas se tornava o filme mais polêmico e odiado pelos brasileiros. Isto porque retrata o povo brasileiro como ladrão, sequestrador e assassino. Olhamos os noticiários hoje em dia e nos perguntamos até que ponto não fomos hipócritas.



A Bússola de Ouro


Este filme fazia polêmica por cutucar a igreja católica, ter violência com crianças e animais (numa visceral luta entre dois ursos polares). Ganhou o Oscar 2008 de Melhores Efeitos Visuais.



Hitman - Assassino 47


O aclamado game ganhava um intenso filme. Apesar de detonado pelos fãs do jogo, o filme é uma interessante ação e bem melhor que a outra versão lançada em 2015.



Bee Movie - A História de Uma Abelha


Esta hilária animação trazia uma revolução das abelhas, que ao entrarem na justiça para terem total controle sobre seu mel, o mundo acaba entrando num colapso ambiental.




30 Dias de Noite


Baseado em uma aclamada HQ de horror, traz uma raça vampírica atacando um vilarejo no Alasca, durante os 30 dias que são noite no Hemisfério Norte. Foi gelo e sangue por toda parte.



A Lenda de Beowulf


Esta produção foi gravada normalmente e "acabada" com uma "maquiagem" de computação gráfica por cima, parecendo uma animação. Baseado em uma das mais clássicas lendas nórdicas, que influenciou algumas coisas na cultura pop, como O Senhor dos Anéis.



Planeta Terror


Produzido por Quentin Tarantino e dirigido por Robert Rodriguez, este ótimo longa trash trazia bizarros personagens enfrentando o apocalipse zumbi. A mocinha da trama? Uma stripper com uma arma no lugar da perna.



1408


Baseado em um dos livros do mestre Stephen King, 1408 assustava e intrigava muita gente. Filmaço!



Tá Dando Onda


Estes pinguins surfistas pegaram a "maior onda" na época. E quem roubou a cena foi o hilário João Frango.



Superbad - É Hoje


Tida como a grande comédia daquele ano, estes jovens desejavam ter uma noite de festas e garotas, mas tudo daria errado.



Stardust - O Mistério da Estrela


Baseado na aclamada história de Neil Gaiman, esta aventura um tanto esquecida entregava uma ótima mistura de fantasia, romance e breves toques de suspense, tudo em um conto de fadas às avessas. Além de uma belíssima trilha sonora e um elenco afiado.



Piaf - Um Hino de Amor


Marion Cotillard ganhava os holofotes e a grandeza com sua atuação impecável em Piaf.



Hairspray - Em Busca da Fama


John Travolta se vestida de uma senhora gordinha e botava pra quebrar, neste divertido musical.



Eu os Declaro Marido e ... Larry!


Adam Sandler casava com seu melhor amigo, nesta comédia que defende o orgulho gay.



Hora do Rush 3


Encerrava-se esta divertidíssima trilogia, agora com a pancadaria na França.



Vira-Lata


A Disney lançava seu super-herói canino, em um filme para o público infantil.



A Morte Pede Carona


Um dos poucos remakes de respeito, fortes doses de adrenalina e suspense.



Treze Homens e um Novo Segredo


Outra trilogia que se encerrava, agora eram 13 homens e um outro segredo, em um grande elenco se divertindo.



Extermínio 2


Esta sequência fazia jus ao original, além de ampliar (e muito) as doses de terror.



Alpha Dog


Um dos retratos da criminalidade juvenil mais inflamado e incendiário do cinema, Alpha Dog entra naquela lista de filmes desconhecidos que você não viu, mas que já deveria ter visto.



O Hospedeiro


Este filmaço coreano impressionava pela trama misteriosa, divertida e original.



Motoqueiros Selvagens


Elenco de coroas bacanas caindo na estrada com suas belas motos. Diversão para toda família.



Hannibal - A Origem do Mal


A história de origem de Hannibal não fez o sucesso esperado, mas foi um interessante e competente filme.



Sunshine - Alerta Solar


Danny Boyle entregava um thriller espacial provocante e cheio de questionamentos.



A Estranha Perfeita


Este filme tentou reviver os suspenses eróticos dos anos 90, estilo Instinto Selvagem. Não conseguiu, mas ainda é interessante.



As Tartarugas Ninja - O Retorno


Esta animação resgatava o espírito radical dos répteis mais amados dos desenhos animados.



A Família do Futuro


Interessante animação Disney, com toques de ficção científica e viagem no tempo.



As Férias de Mr. Bean


O eterno Mr. Bean arrancava gargalhadas com suas viagens de férias. A cena do restaurante chic francês é de rolar de rir.



Ó, Pai Ó


Lázaro Ramos provava ser um dos melhores atores brasileiros.



O Cheiro do Ralo


Selton Mello também.



Número 23


Jim Carrey apostava num complexo suspense.



Maria Antonieta

O filme Maria Antonieta apostava em elementos modernos para contar uma trama épica.



O Bom Pastor


De Niro apostava como diretor no esquecido, mas "bom" O Bom Pastor.



Ponte para Terabítia


Levemente inspirado em um detalhe do livro As Crônicas de Nárnia, esta emocionante produção trazia o paralelo entre fantasia e realidade.



Norbit


Eddie Murphy comia "o pão que o Diabo amassou" com sua esposa, Eddie Murphy.



Scoop - O Grande Furo


Antes da sua fase de musa Marvel, Scarlett Johansson era a musa de Woody Allen.



Borat


Esta transgressora comédia politicamente incorreta arrancava gargalhadas e chocava plateias no mundo todo.



Sangue e Chocolate


Antes de Crepúsculo, este filme aqui teve uma ideia semelhante, porém feito de maneira bem mais decente e com traços de Anjos da Noite.



A Grande Família - O Filme


O seriado da Globo ganhava seu interessante e "mágico" filme.



Déjà Vu


Denzel Washington entregava este filmaço, que mistura suspense, ação e ficção científica.


Você confere uma lista mais completa aqui! Vale lembrar que neste link aí, estão filmes lançados comercialmente no Brasil, mesmo que alguns tenham saído originalmente nos Estados Unidos no final de 2006.


E os filmes que completam 20 anos? Estes já viraram artigos vintage:


Titanic


Vencedor de 11 Oscars e maior bilheteria de todos os tempos até aquele ano, foi perder seu posto apenas para Avatar em 2009. Por se tornar o filme mais visto e comentado da história, naturalmente se tornou saturado e alvo de duras críticas. Mas não se engane, continua um filmaço, muito bem produzido, imponente, com um dos mais duros finais da história do cinema. E não falo isso pelo Leonardo DiCaprio, mas pela reconstrução da tragédia em si.



007 - O Amanhã Nunca Morre


Com a era da televisão no auge, este 007 apostava em críticas sobre o circo midiático, jornais sensacionalistas e excesso de exposição na TV e outras tecnologias. Já pensou se fosse feito hoje?



A Odisseia


Um clássico do Cinema em Casa no SBT, um retrato bastante fiel da jornada de Odisseu, foi feito como mini-série de 3 horas, mas apresentado no Brasil como filme.



Donnie Brasco


Um dos grande trabalhos de Johnny Depp, ao lado do monstro Al Pacino, filmaço de máfia.



O Mentiroso


Jim Carrey estava no auge como humorista e entregava esta divertida comédia.



O Inferno de Dante


Sabe aquele típico filme de história e roteiro ruim, mas que é bem feitinho e bate na nostalgia? Esta aventura de erupção vulcânica entra na categoria.



O Quinto Elemento


O diretor francês Luc Besson, o astro de ação Bruce Willis, o comediante Chris Tucker (antes da trilogia A Hora do Rush) e a jovem Milla Jovovich entregavam esta alucinante ficção científica. 20 anos depois, não é que continua um ótimo filme?



Con Air - A Rota da Fuga


Clichê, bobo e mega divertido, um filme de ação que era a cara da década de 90.



MIB - Homens de Preto


Grande sucesso daquele ano, Will Smith e Tommy Lee Jones entregavam uma das mais divertidas duplas do cinema. 



Batman e Robin


Considerado um dos piores filmes, uma das piores superproduções e piores longas de heróis do cinema. Passadas duas décadas, o filme serve como um "alívio cômico" e trash.



Hércules


Esta animação Disney seria a melhor adaptação do herói grego Hércules. Eu tinha em VHS e não sei como não derreti a fita cassete.



Princesa Mononoke


Esta animação japonesa do Studio Ghibli impressionava o mundo, sendo considerada uma das melhores da década de 90.



A Outra Face


Este ótimo filme é outro com a cara da ação noventista e foi um imenso sucesso. Na trama, Nicolas Cage e John Travolta são mocinho e vilão que trocam de rosto. Considerado um dos melhores longas de ação da história.



Velocidade Máxima 2


Depois do sucesso do primeiro, este naufragou e foi uma das piores sequências da história. Mas a repercussão negativa acabou atraindo atenções ao filme.



Anaconda


Jennifer Lopez e Ice Cube tentavam se firmar como atores. Este aqui iniciou uma série de obras classe B e C com animais atacando, como cobras, aranhas, crocodilos e inúmeros outros bichos. Apesar de ruins, comumente são lembrados pela época nostálgica, onde este tipo de filme encontrou seu caminho na TV, no VHS e posteriormente nos DVD's.



Volcano


Outro prazer culposo com vulcão, filme bastante divertido e com Tommy Lee Jones.



Aço


Tentou ser um super-herói, acabou sendo considerado um dos piores da história. Alguém aí lembra? Eu assistia muito no SBT.



Anastasia


Belíssima e subestimada animação da Fox (não é Disney não!!!). É uma fantasia baseada na tragédia real da família russa, seu visual e suas canções continuam impactantes até hoje.



Flubber - Uma Invenção Desmiolada


O saudoso Robin Williams entregava esta divertida comédia para toda família.



Mutação


Antes de Hellboy e O Labirinto do Fauno, Guillermo del Toro entregava este interessante filme sobre insetos gigantes.



Beijos Que Matam


Interessante suspense com Morgan Freeman e a "quase esquecida" Ashley Judd (foi "bam bam bam" nos anos 90). Freeman interpreta o famoso personagem literário, o investigador Alex Cross, que recebeu outros filmes em 2001 e 2012.



Los Angeles - Cidade Proibida


Sensacional produção policial, foi o concorrente mais forte de Titanic no Oscar de 1998.



Gattaca - Experiência Genética


Ficção científica cult muito bem dirigida e escrita, Ethan Hawk e Jude Law começavam a chamar atenção.



Contato


Outra ficção científica que virou cult, serviu de referência para filmes como Interestelar e A Chegada.



O Casamento do Meu Melhor Amigo


Julia Roberts era a rainha das comédias românticas e este filme é mais uma prova. 



A Vida é Bela


Emocionante obra, discriminada por alguns por causa da "leveza" em que retrata o holocausto. Mas a obra é brilhante por justamente dar esta "magia" metafórica em algo tão horrível.



Jackie Brown


Um dos filmes menos populares de Quentin Tarantino, ainda é uma grande obra cheia de humor negro e diálogos deliciosos.



Advogado do Diabo


Um filme um tanto esquecido e bastante subestimado, mistura suspense e drama na medida certa. Uma grande metáfora ao sistema judiciário. Um grande final, carregado de peso. Uma grande atuação de Al Pacino, que entrega no final um discurso assustador e impactante.



Esqueci de algum filme de 1997 ou de 2007 que marcou você? E destes que citei, quais você se lembra da época? Curta, comente e compartilhe :)



Minha Visão do Cinema

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Comente sobre o filme ou o blog. Pergunte, reclame ou elogie.

Obrigado...